ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DOS JOVENS NA POLÍTICA

´´A juventude de hoje é a peça-chave para criar uma

sociedade melhor no futuro.“

                                                                                                                                             *Autor: Waldir Canal

Nos últimos anos, a imagem que os jovens têm da política não é das melhores, principalmente pelos recorrentes escândalos e pela avalanche de denúncias diárias reproduzidas pelos meios de comunicação.

Por isso, é comum que a maioria da população opte pela indiferença e a minoria pela organização com o intuito de tentar mudar o que está errado. A situação é preocupante, ainda mais se analisarmos como os jovens enxergam a política.

Mas precisamos trabalhar para que a juventude não abdique de potencializar energias para a participação cidadã e do seu papel transformador. É importante que os jovens tenham a consciência de que se tornando apáticos e céticos em relação à política, esta nunca será renovada.

Muitos jovens não sabem, mas no Congresso Nacional, nas Assembléias Estaduais e nas Câmaras Municipais são os locais onde se discute sobre tudo em nosso País, é a Casa do Povo, onde todos podem acompanhar o que se faz nesses lugares não apenas pela televisão, e sim estando presente nessas repartições públicas.

 Por sua vez, o  Poder Executivo tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas políticas públicas que venham ao encontro das necessidades da população.

Os jovens precisam ver na política a possibilidade de construir um novo País por meio da manifestação de sua vontade através do voto. Mesmo este não sendo obrigatório entre os 16 e 18 anos, torna-se fundamental para a mudança e transformação de tudo que temos visto até hoje.

O adolescente tem a consciência da importância do voto, então, é fundamental a sua participação nas eleições. Quanto mais cedo participarem da vida política, melhor para o país”, Min. Henrique Neves da Silva – TSE.

É através do voto que os jovens poderão ser ouvidos e atendidos em seus anseios. Mais educação, esporte, lazer, saúde e trabalho. São metas que precisam ser alcançadas pelos jovens e adolescentes de hoje para a promoção de adultos bem sucedidos no futuro.

Ao lado desta participação, também defendemos que é necessário que o poder público valorize a participação dos jovens na construção de seu futuro, ajudando a prepará-los para lidar com problemas específicos em áreas como a educação, a saúde, o meio ambiente, o emprego e o lazer, inserindo-os em todas as etapas do processo de tomada de decisões sobre o futuro.

Afinal, os jovens são um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento e podem ser agentes essenciais de inovação e de mudanças sociais positivas.

Somente assim conseguiremos mudar o rumo do nosso País!

* Vereador e presidente municipal do PRB Porto Alegre

Artigo publicado no Blog da TF Teen RS   http://www.tfteen.com.br/riograndedosul

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s